Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Taxa Sati

Ilegalidade da Cobrança.

Publicado por Kleberson Gabrielli
há 8 anos

No último dia 24 de agosto, a 2ª Seção do STJ julgou recursos repetitivos que tratavam, dentre outros temas, da taxa SATI, ou Serviço de Assessoria Técnico Jurídico Imobiliária.

Decisões anteriores já expressavam o posicionamento de que a taxa em questão seria de interesse exclusivo da incorporadora, e deste modo, a cobrança de seu pagamento para a concretização do negócio principal seria ilegal.

Para as incorporadoras a cobrança era tida como uma contraprestação por serviços oferecidos aos compradores dos imóveis.

Já para os que se levantaram em prol do consumidor a cobrança é tratada como abusiva, vez que advogados e corretores representavam e trabalhavam pelo interesse das incorporadoras e não do consumidor.

Resumidamente, a taxa SATI é/era adicionada ao valores de imóveis para o pagamento de serviços jurídicos; entretanto, como referida modalidade trata-se de serviço de confiança, o comprador poderia contratar profissional diverso, não tendo que aceitar a imposição da incorporadora.

Nesse seguimento, o STJ reconheceu a ilegalidade da cobrança determinando sua devolução, fixando o prazo prescricional de 3 anos para os consumidores prejudicados que desejarem reaver os valores pagos.

Destaca-se, ainda, que em relação a taxa SATI, não mais serão aceitos recursos que busquem entendimento diverso da decisão proferida.

Fonte da informação

  • Publicações5
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-sati/377598072

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Você está precisando de um empréstimo real, seguro, rápido e sem garantias? você precisa de um empréstimo pessoal? empréstimo para um projeto ou para investimentos? oferecemos serviços eficientes e confiáveis. este é o lugar certo. envie um inquérito agora. com taxa de 2% Meu endereço de e-mail: lawsonsmithloan24@gmail.com

Sr. Lawson Smith continuar lendo